sexta-feira, 18 de abril de 2008

Programa Erasmus

O Programa Erasmus está cada vez mais em voga e é cada vez mais solicitado pelos Estudantes. No entanto, este também suscita algumas dúvidas quanto a aspectos como a quem se dirigir para concorrer, onde concorrer, etc. Deste modo, convidámos o professor António Casa Nova a responder a algumas das questões que mais frequentemente se colocam acerca deste programa, como forma de dissipar algumas delas:

Associação de Estudantes – Na sua opinião quais as vantagens apresentadas pelo programa ERASMUS para os estudantes de Enfermagem?

Casa Nova – São várias as vantagens do programa ERASMUS para os alunos de Enfermagem, saliento as principais: a possibilidade de desenvolver um trabalho conjunto, em grupos internacionais, beneficiando assim de condições especiais de ensino e aprendizagens que não são normalmente acessíveis no estabelecimento de ensino de origem; permitir que os estudantes beneficiem, do ponto de vista linguístico, cultural e educativo, do contacto com outros países europeus e com os respectivos sistemas de saúde possibilitando deste modo o enriquecimento do know-how do aluno e uma maior experiência para o seu desenvolvimento como profissional.

A.E. – Quais os requisitos necessários para que um aluno se possa inscrever no programa através da ESSP?

CN – As bolsas de mobilidade serão apenas atribuídas a estudantes que tenham completado o seu primeiro ano de estudos na ESSP.

A.E. – Que características considera importantes que um aluno possua, para participar no programa ERASMUS?

CN – Alunos com espírito empreendedor, que demonstrem capacidade de participar em períodos organizados de estudo no estrangeiro com duração de 3 a 12 meses e que tenham, pelo menos domínio da língua inglesa.

A.E. – Considera a diferença da língua uma barreira à realização deste programa?

CN – Não uma barreira mas sim um desafio, porque as instituições de acolhimento possibilitam cursos de preparação linguística do seu idioma materno, no entanto o Inglês é um denominador comum.

A.E. – Quais os passos que um aluno interessado em participar no programa através da ESSP deve seguir?

CN – O sítio da ESSP, tem um link exclusivamente para a Mobilidade, onde estão alocados todos os documentos necessários para os estudantes se candidatarem, nomeadamente o Learning Agreement e o Student Aplication Form. Os professores do Gabinete de Relações Internacionais (Prof. Vidinha e Prof. Casa Nova) estão, também, sempre disponíveis para qualquer dúvida que surja.

A.E. – Como se processa a escolha dos candidatos?

CN – Até este momento todos os alunos da ESSP, que se candidataram à mobilidade externa foram seleccionados, no entanto estamos sempre dependentes da verba que a Agência Nacional do Programa nos atribui.

A.E. – Quais as escolas com que a ESSP tem protocolo?

CN – Temos protocolo com a Universidade de Múrcia, Universidade de Santiago de Compostela; Universidade de Cádiz (Espanha); Universidade de Florença (Itália) e Universidade de Ostrava (Rep. Checa).

Liquidação Total


Informa-mos todos os alunos da Escola Superior de Saúde de Portalegre que os seguintes artigos à venda na Associação de Estudantes se encontram em Liquidação Total:

Canetas...............................................................0.25 cêntimos

Isqueiros.............................................................0.25 cêntimos

Pólos.............................................................................6 euros

Casacos.........................................................................8 euros

Fardas (por peça)......................................................2.50 euros

Torneio de Matraquilhos

Depois de remodelada a mesa de matraquilhos que está presente junto à sala de convívio, é tempo de realizar um torneio como forma de inauguração da mesma.
Assim, o torneio é destinado a toda a comunidade escolar, como forma de promover o convivo entre estudantes, docentes e funcionários da escola.
Os interessados dever-se-ão inscrever ate ao dia 18 do presente mês.
Para qualquer informação correspondente às fichas de inscrição, ao inicio da competição, preços de inscrição, ou qualquer outro assunto, devem dirigir-se à A.E.
Para a participação no torneio, as equipas devem ser de dois elementos, sendo que estas poderão englobar professores/funcionários, alunos ou ambos.

Boa sorte a todos.

IX Olimpíadas do Desporto em Enfermagem

Realizou-se entre os dias 24 e 28 de Março de 2008, mais uma edição das Olimpíadas do Desporto da Guarda.
Este evento, que ocorre anualmente, conta com a participação de Estudantes de enfermagem de todos o país, tendo a nossa escola também marcado presença com 14 Estudantes.
Durante estes cinco dias, não faltaram o desporto, a diversão e o companheirismo.
A participação dos estudantes da nossa escola foi, como já vem sendo habito, marcada não só pelos prémios conseguídos, mas também pelo espírito de união verificado entre o grupo.Foram várias as conquistas conseguídas pela ESSP nas olimpíadas da Guarda das quais te falámos na primeira página deste boletim. Os representantes da Escola Superior de Saúde de Portalegre trouxeram para casa o 3º lugar no salto em comprimento masculino, 1º lugar de 1500m masculinos e femininos e o 1º lugar nos 100m masculinos. Colectivamente, os resultados garantiram o 3º lugar no basquetebol masculino, 2º lugar no voleibol masculino e o prémio mais ambicionado por todos, o 1º lugar no futebol masculino.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Cartaz Queima das Fitas 2008

Já se encontra disponível, na Associação de Estudantes, o regulamento para o concurso do cartaz da queima das fitas 2008.
O cartaz deverá ser apresentado até 17 de Abril de 2008, às 18 horas.
Os interessados no concurso devem dirigir-se à Associação para mais informações.